TUDO EM MADEIRAS SERRADAS E TRATADAS

 
Localização: RODOVIA WASHINGTON LUIZ - KM 252 - IBATÉ - SP - TEL. (16) 3343-1657 - 3353-7200
Menu
Home
Quem Somos
Nossas fotos
Contato
Produtos e Serviços
Madeiras
Vigas
0Mourões
Reflorestamento
Reflorestamento
 
 
Tratamento da Madeira
O método usado na aplicação de um preservante é tão importante como sua composição química. Um preservante de qualidade mal aplicado pode ser menos eficiente que um preservante de qualidade inferior bem aplicado.

A impregnação com pressão é o método mais efetivo para preservar madeira que será usada em lugares com perigo de podridão e ataque persistente de insetos.

O sistema vácuo/pressão necessita de um equipamento industrial denominada AUTOCLAVE – cilindro de alta pressão na qual a madeira é introduzida e depois os produtos químicos preservantes são injetados as pressões consideravelmente maiores que a atmosférica.

São complexos industriais para atingir uma penetração profunda e uniforme do preservativo, proporcionando uma proteção efetiva.

Os diferentes métodos a pressão, se diferenciam nos detalhes, mas o procedimento geral é o mesmo em todos os casos que consiste em introduzir a madeira que será impregnada em autoclave, cuja porta é fechada hermeticamente e a madeira é submetida à ação dos produtos químicos preservantes, em ciclo alternativos de vácuo e de pressão.

Ciclos do Processo de Tratamento
1ª Etapa – Introduz a madeira, depois de seca, no cilindro de alta pressão (autoclave) e fechar a porta. A pressão interna é igual ao da externa.

2ª Etapa – Inicia-se o vácuo inicial, com a finalidade de extrair o ar da autoclave e das cavidades (celulares) da madeira, a 650 mmHg.

3ª Etapa – Mantendo o vácuo, se inicia o enchimento da autoclave com a solução preservante, com a ajuda do próprio vácuo existente dentro da autoclave.

4ª Etapa - Quando a autoclave está totalmente cheia com a madeira e solução preservante, finaliza o vácuo inicial, dá-se à pressão até a saturação de 18Kgf/cm².

5ª Etapa – Finalizando a fase de pressão, a solução excedente é transferida para o tanque reservatório, evaziando-se totalmente a autoclave.

6ª Etapa – Inicia-se o vácuo final para a retirada do excesso de solução preservativa da superfície da madeira. A duração do ciclo de tratamento é de aproximadamente 4 horas.

Todos os direitos reservados a Serraria Ibaté - Web Master responsável Danilo Barsotti
e-mail: danilobarsotti@w1.com.br - fone:(16)3343-1032